Investir na produção de conteúdo de valor faz toda a diferença em qualquer estratégia de marketing digital
Criar um conteúdo de qualidade pode ser bastante desafiador, não é? Mas, com uma boa dose de pesquisa, muita dedicação e olhos de águia na hora da revisão, essa tarefa pode se tornar muito prazerosa. Quer saber mais? Continue a leitura e aprenda a criar um conteúdo de qualidade com estes 5 passos:
1 – Faça pesquisas
Antes de começar a produzir qualquer coisa, pesquise tudo sobre o perfil das pessoas que deseja impactar, ou seja, trace uma persona. Assim você vai entender qual linguagem deve utilizar, o tamanho do conteúdo, a profundidade das ideias e assuntos correlatos.
Com essas informações em mente, leia sobre o tema que deseja escrever e não pare de investigar até dominar a temática, para isso, busque referências escritas, em vídeo, em áudio, nacionais, internacionais, fale com profissionais da área, etc.
2 – Monte um esqueleto
Em geral, os conteúdos para blog são construídos por 5 partes principais: títulos, resumo, introdução, desenvolvimento em tópicos, e fechamento + CTA. Então, com o objetivo do blog post bem claro em sua mente, monte uma estrutura com essas partes e distribua as informações que você julgou mais importantes entre elas. Atenção: não se preocupe com o formato, apenas em tirar as ideias da cabeça para não ter um “branco” mais tarde.
3 – Produza o conteúdo
Com suas ideias estruturadas no esqueleto, é hora de lapidar esse tesouro!
Não há uma ordem certa para produzir, mas aqui vamos optar pela sequência tradicional e dar exemplos como se estivéssemos produzindo um conteúdo sobre adestramento de cães. Veja:
Como produzir o título perfeito
O título deve responder duas perguntas do leitor: por que devo clicar nesse link? E, por que devo ler esse conteúdo? O primeiro questionamento deve ser respondido no SEO title, que é o título que aparece nos resultados de busca, e o segundo deve ser respondido no título interno, aquele que aparece logo em cima do blog post. Veja os exemplos: “Adestramento de cães: 5 dicas para fazer em casa” (Seo title) e “Ensine o seu cachorro a fazer truques simples e as necessidades no lugar correto com essas 5 dicas” (título interno).
Invista em uma introdução completa
Existem diversas formas de iniciar um conteúdo, porém esse passo é desafiador para muitas pessoas. Se você for uma delas, aposte em fórmulas de criação, como a APP, um acrônimo para: agree (concordar), promise (prometer), e prevew (prévia). Entenda melhor:
Ao começar com o agree você se conecta com o seu leitor, pois concorda e exemplifica uma de suas dores, veja no exemplo: “Ensinar o seu cãozinho a fazer as necessidades no lugar pode ser um grande desafio, não é mesmo?”.
Após mostrar para a sua persona que você a compreende, é hora de prometer que pode ajudá-la usando o passo promisse: “Mas existem diversas formas de fazer isso, como a repetição de comandos, recompensas, palavras de incentivo e muitos mimos”, note que essa frase promete/mostra determinado caminho para sanar a dor do leitor.
O último elemento da sua introdução, o preview, deve dar um gostinho do que o leitor vai encontrar no decorrer do blog post: “Neste post, vamos te dar 5 dicas para você adestrar o seu cãozinho em casa. Spoiler alert: você vai aprender a ensinar desde truques simples como sentar, até fazer as necessidades no local correto. Confira”.
Seguindo esses passos, a sua introdução estará completa e seu leitor seguira a leitura.
Distribua as informações em tópicos
Um conteúdo de qualidade deve ser distribuído em tópicos, pois dessa forma ele se torna mais escaneável, ou seja, mais confortável de ler e mais fácil para encontrar as informações necessárias de forma clara, objetiva, simples e rápida.
Para isso, quebre o texto em parágrafos curtos e distribua os principais temas em tópicos diferentes, veja exemplos de subtítulos: “qual é a melhor técnica para o adestramento”, ou “Use recompensas durante o aprendizado”.
Feche seu texto e invista em CTA
Uma das melhores formas de finalizar um conteúdo, é perguntar se a sua persona teve a sua dúvida sanada, e utilizar um CTA para convidá-la a ler outros conteúdos da sua página. Veja: “Gostou de saber mais sobre como adestrar o seu cachorro em casa? Não esqueça de ler sobre os melhores tipos de petiscos para mimar o seu cachorro. E caso tenha curtido, não deixe de conferir os nossos próximos conteúdos”.
4 – Faça uma revisão e adicione imagens
A revisão do conteúdo é uma das partes mais importantes para que ele tenha qualidade, por isso espere pelo menos uma hora para observar aspectos que podem ser melhorados no seu texto. Com a vista descansada, procure problemas de ortografia, concordância, lógica interna, escaneabilidade, links, repetições, entre outros.
Com tudo revisado, invista em imagens para complementar o seu texto, elas podem ser encontradas em sites como o Unsplash, o Shutterstock e o Giphy.
5 – Faça uma análise de SEO
Nós ainda não tínhamos mencionado as técnicas de SEO porque elas merecem um passo só para elas, afinal uma boa estratégia de SEO determina em qual posição o seu texto vai ficar nos mecanismos de busca.
Existem técnicas de Seo on page e off page, mas na hora da produção do conteúdo você deve ficar atento aos seguintes elementos: o conteúdo responde às possíveis dúvidas do usuário? O título é claro e convidativo? A distribuição dos tópicos está organizada com base em heading tags? As imagens estão otimizadas para SEO?
Se quiser saber mais sobre como usar as estratégias de SEO ao seu favor, clique aqui.
Como você pode perceber, a produção de conteúdo de valor envolve muito mais do que pesquisa e escrita. Mas conta pra gente: os nossos 5 passos para criar um conteúdo de qualidade vão te ajudar na sua próxima produção? Se você gostou desse conteúdo, confira também as nossas 5 dicas de planejamento e gestão estratégica de conteúdo digital.