Ao entrar de cabeça no universo do marketing (especialmente o digital), é comum começar a ter contato com alguns novos termos e expressões até então desconhecidas. Bons exemplos são: mindset, brainstorm, budget, coworking, target, lead, persona, branding, UX e muitos, muitos outros. Para os novatos, é normal ficar confuso. Porém, com o tempo acostuma-se e logo essas palavras são incorporadas ao vocabulário.
Entretanto, alguns termos são mais difíceis do que outros de se captar e internalizar seus conceitos. Um outro bom exemplo: por acaso você sabe a diferença entre branded content e publieditorial? Essa é uma dúvida comum e que gera confusão até mesmo entre grandes veículos de mídia e experts da área. Não é raro encontrar aqueles que acabam confundindo as duas expressões e as considerando a mesma coisa.
Mas já vou adiantando: branded content e publieditorial são formatos diferentes e com objetivos igualmente distintos. Neste artigo, vamos abordar as semelhanças, as diferenças e os aspectos principais de cada um desses termos e entender como eles podem fazer parte de uma boa estratégia de conteúdo.
Achou interessante? Então continue a leitura para dominar esse assunto e nunca mais fazer confusão entre publieditorial e branded content.
Por que investir em uma estratégia de conteúdo para a marca?
Antes de avançarmos na explicação entre publieditorial e branded content, vale a pena dar um passo para trás e entender por que adotar uma estratégia de conteúdo para a marca. Pode ser que você entenda a importância disso, mas será que os seus colegas e chefes tem essa consciência? E se você sabe a relevância de uma estratégia de conteúdo, sabe explicar isso para as outras pessoas?
O conteúdo produzido por uma marca pode ser responsável por uma grande porcentagem de clientes atraídos e conquistados. Além disso, o tipo, formato e mídias usadas por uma empresa também acabam determinando a impressão e percepção que essa marca tem diante do público – o que é chamado de brand awareness.
Como se tudo isso não bastasse, o conteúdo produzido por uma empresa também pode ajudar a direcionar novas estratégias para a marca. Uma mudança de segmento, novos produtos e até um reposicionamento podem ser orientados e direcionados por uma boa estratégia de conteúdo.
Portanto, planejar o conteúdo de uma empresa é essencial. Ter em mente o processo de criação, do início ao fim, pode ajudar a marca a alcançar os seus objetivos e alçar voos ainda maiores, se esse for um dos objetivos. Porém, sem colocar em prática uma estratégia de conteúdo – usando, por exemplo, branded content e publieditorial – é difícil saber onde se vai chegar.
O sucesso pode até vir, mas ele virá pelo acaso. E, sem planejamento, sustentar ele pode ser trabalhoso e até mesmo inviável. Assim, tenha sempre uma estratégia de conteúdo para sua marca!
A diferença entre branded content e publieditorial
Já entendemos a importância de uma boa estratégia de conteúdo para a marca. Agora está na hora de entender dois importantes formatos usados por empresas na hora de falar da marca, seus produtos e serviços.
Branded Content
Uma expressão que está ganhando cada vez mais adeptos é essa: branded content. Porém, poucos são aqueles que consegue defini-la com precisão. Para entendermos melhor, nada mais fácil do que partimos para a tradução do termo para o português.
- “Brand”, em inglês, significa marca
- “Content”, em inglês, significa conteúdo
Branded content, portanto, pode ser simplesmente traduzido como “conteúdo de marca”.
Nesse formato, o conteúdo é privilegiado, sendo prático e relevante para o público alvo. O foco está no leitor ou espectador. No branded content, a marca aparece muito pouco ou sequer é mencionada ao longo do conteúdo. O objetivo geralmente é aumentar o reconhecimento (de forma indireta), melhorar a experiência e o desejo pelos produtos e serviços de uma empresa.
Vamos a um exemplo para entendermos bem:
Imagine que uma marca de carros esteja lançando um veículo cuja segurança é um dos principais diferenciais. Ao optar por uma estratégia de branded content, a marca poderia criar um artigo (ou qualquer outro formato) com a seguinte pegada:
- “Os 5 fatores de segurança a serem considerados na hora de comprar um carro”
Ao longo do texto (ou vídeo, infográfico, seja lá qual for o formato), a marca não deve aparecer (ou aparecer muito pouco), tampouco o carro que está em lançamento. A ideia é entregar um conteúdo relevante para o público interessado e, dessa forma, despertar o interesse dele em buscar um carro que seja seguro.
Exemplos de branded content
https://www.youtube.com/watch?v=FHtvDA0W34I
O vídeo acima, de 2012, mostra o austríaco Felix Baumgartner saltando da estratosfera, a uma altura de 39.040 metros, numa queda livre de 4 minutos e 20 segundos. O feito marcou o estabelecimento de um recorde mundial e foi transmitido ao vivo pelo YouTube e assistindo por milhares de pessoas. Toda a proposta foi criada pela empresa Red Bull, fabricante de energéticos, que se concentrou em mostrar os seus ideais de forma prática, apresentando a marca sem mostrar uma vez sequer uma lata de energético.
Publieditorial
Um publieditorial também é um formato de conteúdo e uma estratégia muito usada pelas marcas. Porém, ele tem sido, aos poucos, suplantado exatamente pelo branded content, que é menos agressivo e mais aceito pelo público.
Em um publieditorial, o caráter publicitário do conteúdo precisa ficar explícito. O foco, neste caso, estará sempre na marca, na empresa ou no produto, que geralmente está exposto ao longo do conteúdo. Uma regra pouco seguida é o fato de que neste tipo de material é preciso ficar explícito que o material veiculado é publicitário. É a empresa ou marca falando dela mesma.
Vamos a um exemplo muito parecido com o que foi dito mais acima:
Imagine que a mesma empresa que está lançando um carro focado em segurança decida fazer um publieditorial. Se essa for a estratégia adotada, o conteúdo poderia ter a seguinte pedada:
- “Os 5 fatores que fazem com que o carro X seja considerado o melhor no quesito segurança”
Percebe a diferença? Nesse caso, fica explícito no conteúdo (seja ela de qual formato for) que o foco é o produto da marca. A empresa pode (e deve) se preocupar em produzir um conteúdo relevante, mas vai divulgar o seu produto ou serviço de forma clara.
Exemplos de publieditorial
O vídeo acima é um publieditorial patrocinado pela Mitsubishi para falar do novo modelo Pajero Sport. Logo no início do conteúdo fica claro qual vai ser o tema: falar dos diferenciais e características desse novo carro. Porém, isso não significa que o conteúdo seja ruim. O vídeo é extremamente bem produzido, e com conteúdo relevante para quem quer aprender mais a respeito desse carro.
Branded content ou publieditorial: qual escolher?
Já entendemos o que é um publieditorial e já entendemos o que é um branded content. E agora, qual escolher? Essa é uma dúvida difícil de responder, especialmente porque depende de alguns fatores.
- Qual é o objetivo da marca?
- A marca está passando por um lançamento, reposicionamento ou mudança de estratégia?
- Quem é o público-alvo?
- Qual é o formato de conteúdo adotado para a estratégia de conteúdo?
Com base na resposta dessas (e muitas outras) perguntas, é possível chegar a uma resposta mais assertiva. Existe uma tendência para o formato de branded content, mas isso não significa que o publieditorial está morto.
Existe espaço para os dois formatos e eles podem muito bem coexistirem de forma harmoniosa e saudável. Basta apenas as empresas e marcas aprenderem a usar corretamente cada uma dessas estratégias de conteúdo.