Não sabe como promover seu negócio ou marca na internet? Seu conteúdo online não tem gerado resultado? Esses são desafios diários na vida de muitas pessoas que desejam aumentar o alcance orgânico — ou não pago —, mas que, ao mesmo tempo, não possuem conhecimento sobre recursos de marketing digital. Afinal, assim como qualquer espaço com potenciais clientes ou audiência, esse ambiente também necessita de técnicas e estratégias próprias para gerar sucesso.
Embora não exista uma fórmula mágica, que faça tudo acontecer do dia para a noite, há métodos relativamente simples que podem impulsionar o alcance orgânico de suas plataformas, serviços ou produtos. E é justamente isso que vamos ensinar no post de hoje. Confira a seguir 7 dicas definitivas para elevar o tráfego do conteúdo online!
1. Defina a sua persona
O primeiro passo para aumentar o alcance orgânico online é determinar detalhadamente a sua persona. Esse termo é nada mais do que uma figura fictícia que representa perfeitamente seu público ou audiência dentro e fora da internet. Para criá-la, é preciso seguir estes passos:
- Conhecer profundamente seu mercado ou nicho de atuação.
- Buscar e mapear comportamentos que definem sua potencial persona.
- Criar um perfil completo, com nome “fantasia”, gênero, idade, escolaridade, profissão, faixa salarial, classe social, hábitos e interesses.
Isso fará com que o conteúdo seja direcionado à audiência com maior potencial de conversão, compra e/ou geração de acessos. Afinal, de nada adianta fazer milhões de postagens que não conversam diretamente com quem você deseja atingir.
2. Determine seu formato de conteúdo online
Com a sua persona definida, é hora de pensar sobre os formatos de conteúdo online a serem adotados. Essa decisão é de extrema importância para aumentar o alcance orgânico, pois assim despertará os interesses de sua audiência. Ela gosta de ler? Prefere vídeos divertidos? Ou podcasts? Tem interesse em newsletters?
Dessa forma, é necessário acompanhar o comportamento de seu potencial cliente ou público, sobretudo em diversos canais online, como motores de busca, fóruns e redes sociais — Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter, etc. Para isso, é essencial realizar pesquisas, com base nestas questões:
- O que as personas buscam no Google ou outros canais?
- Qual o objetivo dessas pesquisas?
- Quais problemas elas estão tentando resolver?
- Qual tipo de conteúdo mais chama a sua atenção?
Depois de ter essas respostas, aliadas ao seu nicho de atuação, será possível determinar os formatos mais relevantes, que podem ser: blogposts, vídeos, imagens, etc.
3. Produza conteúdo rico e adequado
Antes de começar suas publicações, é ainda necessário ter em mente que seu conteúdo online precisa ser rico, útil e de qualidade. Logo, deve “curar” as dores de sua persona, ao responder perguntas, trazer informações seguras e/ou gerar interações de seu interesse. Isso inclui apresentar dados/estudos, listas, dicas, tutoriais, reviews, novidades, seções ao vivo de perguntas e respostas, dentre outros. Esses fatores construirão a imagem de autoridade dentro do seu segmento.
Desse modo, o conteúdo online deve ser único, original — sem cópias — e diferente do que a concorrência promove ou de outros negócios já bem ranqueados nos motores de busca. Nesse caso, vale fugir de formatos genéricos e sempre explorar aspectos, como imagens, textos e vídeos criativos, que possam gerar identificação de sua marca a partir de um padrão visual e/ou de escrita.
4. Use palavras-chave e outras técnicas de SEO
Outro ponto indispensável para aumentar o alcance orgânico é adotar o uso de palavras-chave e outras técnicas de Searching Engine Optimazation (SEO). Esse termo se refere a um conjunto de práticas para atingir o melhor posicionamento nos motores de busca, como o Google, e outras plataformas digitais.
De início, é necessário localizar expressões mais utilizadas e pesquisadas por sua persona na internet. Vale lembrar que isso não se restringe a apenas uma palavra, mas a expressões específicas e relevantes, conhecidas como cauda-longa. Por exemplo, “carros” é um vocábulo altamente concorrido na web, mas o mesmo não se aplica a “carros para viagens longas”.
A identificação dessas pequenas frases pode ser feita de várias maneiras, por meio de inserções no próprio Google, acompanhamento de fóruns online e perfis especializados de redes sociais. Isso ainda deve ter suporte de ferramentas ideais para SEO, como o Google Keyword Planner — disponível na plataforma Adwords —, Google Trends, SEMrush e Answer The Public.
Outras ações de SEO para melhorar o alcance orgânico
Além de adotar palavras-chave de menor recorrência, porém altamente buscadas, é preciso apostar em outras medidas que facilitam a captação de seu conteúdo online por robôs do Google e outros sites ou redes. Veja algumas delas:
- Não repita excessivamente termos de cauda-longa ou palavras-chave; use-os de modo natural — inclusive em títulos, subtítulos e intertítulos.
- Aposte em link building interno — fazendo menções a conteúdos anteriores —, além de parcerias com outros sites ou canais de autoridade para gerar linkagem externa.
- Faça repostagens, quando relevantes em momentos específicos.
- Otimize o SEO de seu site e redes sociais — descrições, URL, títulos, imagens, etc.
- Caso sua audiência goste de blogposts, crie textos de fácil leitura — sem termos muito técnicos ou rebuscados —, dispostos em curtos blocos de ideias e separados por subtítulos e intertítulos — H1, H2 e assim por diante.
5. Tenha um planejamento e frequência de publicação
Embora o planejamento não venha influenciar diretamente no alcance orgânico, ele será primordial para garantir a qualidade, frequência adequada e acompanhamento de métricas do seu conteúdo. Isso significa que você precisará criar um calendário, mensal ou semanal, para a distribuição dessas publicações em canais online.
Assim, será possível garantir que sejam sempre inéditas — não repetidas — e que estejam alinhadas com períodos com mais chances de gerar acesso. Por exemplo, datas comemorativas, lançamento de produtos e períodos sazonais, como a Black Friday.
6. Explore canais online
Outro caminho não só indicado, mas obrigatório para aumentar o alcance do conteúdo é ter perfis em canais online, como site institucional, blogs e redes sociais. Afinal, é por meio desses espaços que esse material deverá ser publicado, funcionando como um painel para sua persona interagir com sua marca. Logo, os formatos eleitos devem estar alinhados com as mídias digitais nas quais será veiculado.
Contudo, isso não significa que será preciso explorar todos os canais online, mas usar os que estejam intimamente ligados ao seu setor de atuação e público. Um bom exemplo disso é o perfil da National Geographic no Instagram. Com mais de 130 milhões de seguidores, a revista usa sua biblioteca de fotografias e links de artigos para gerar receita a partir do engajamento de sua audiência mundial.
7. Use ferramentas para avaliar o alcance orgânico
Após cada publicação, será necessário acompanhar as métricas geradas por cada conteúdo online, como: visualizações, interações — curtidas, comentários e compartilhamentos — e conversões — taxa de cliques e compras concluídas. A partir dessa análise será possível determinar o que funciona ou não para sua persona, além de períodos de maior sazonalidade.
Essa operação pode ser feita via ferramentas gratuitas, como Google Analytics — sites e blogs —; MailChimp — e-mails e newsletters —; Facebook e Instagram Ads; dentre outras. Há ainda softwares pagos que exibem parte desses dados de modo integrado, como RD Station e Hubspot.
Com todos esses aspectos alinhados, as chances de seu alcance orgânico aumentarem serão bem maiores. Também não se esqueça de oferecer suporte de atendimento ou interações a seus seguidores, apoiando comentários e dúvidas sempre que necessário.