Convencendo líderes a investir em marketing de conteúdo7 min read

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Investir em conteúdo é uma boa forma de aumentas as vendas, impulsionar o engajamento do público e se relacionar com a audiência, aspectos que o seu líder precisa conhecer para se convencer

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Redação NZN 13/03/2020 às 10:00 8 mins. de leitura

Se você trabalha na área de marketing de conteúdo, provavelmente sabe a importância de se investir nessa estratégia. Essa é uma forma de alavancar as vendas, atrair novos clientes e revolucionar a forma como a marca se comunica com o público. Contudo, pode ser que você tenha dificuldade para convencer os seus líderes com relação às vantagens de se investir em marketing de conteúdo e adotar uma estratégia para a produção de conteúdo digital.

Porém, pode ser que você seja o líder que está precisando ser convencido. Talvez você não entenda por que uma estratégia de marketing é importante para a sua marca ou empresa. Se esse é o caso, este artigo também é para você. Leia-o como se um grande amigo seu estivesse dando um conselho. E um ótimo conselho, pois investir em marketing de conteúdo é uma ótima solução.

Não importa qual seja a sua situação, nada muda o fato de que uma boa estratégia de marketing pode fazer toda a diferença para o sucesso (ou insucesso) de uma empresa. Neste artigo, o nosso foco vai ser apresentar as vantagens de um marketing de conteúdo bem aplicado e dar argumentos que podem ajudar a convencer os líderes a adotarem essa estratégia.

O que é marketing de conteúdo?

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O termo “marketing” não deveria ser uma novidade para ninguém. Porém, muitos ainda se assustam ao se deparar com essa palavra, seja por não saber explicar o que ela significa, seja por conta de experiência negativas com ela. Não é difícil encontrar alguém que tenha tido uma má impressão de uma empresa ou marca por conta de uma má estratégia de marketing.

Como o marketing é a ciência por trás da divulgação de produtos ou serviços em oferta, não é muito difícil entender o que marketing de conteúdo significa. O marketing de conteúdo é “fazer o marketing” por meio da produção de conteúdo digital relevante e importante para os clientes. É muito mais do que simplesmente escrever um artigo, gravar um vídeo ou publicar um infográfico bonito. Trata-se de uma estratégia pensada para atrair, convencer ou reter o potencial cliente.

Dentro da estratégia de marketing de conteúdo, uma das abordagens mais eficientes é o marketing de atração, também conhecido pela expressão inbound marketing. Essa estratégia se diferencia do marketing tradicional (ou outbound marketing) por fazer com que o cliente procure a empresa/marca, e não o contrário. E que empresa não gostaria de ver os clientes batendo na porta para saber mais da solução oferecida?

Esse é o poder do marketing de conteúdo. Ele proporciona engajamento, desperta a atenção e atrai os clientes por meio de informações relevantes que eles estão buscando. Ao adotar esse tipo e estratégia, é possível colher muitos bons frutos e observar o negócio crescer como nunca, especialmente se a única abordagem até então era o marketing tradicional com anúncios e propagandas tradicionais.

Os benefícios de investir em marketing de conteúdo?

Está bem fácil perceber que o marketing de conteúdo é a bola da vez, não é mesmo? Porém, pode ser que até agora você não esteja convencido (ou ainda não tenha argumentos suficientes) sobre esse fato declarado.

É por isso que, a seguir, você vai conhecer alguns dos principais benefícios de se investir em uma estratégia de conteúdo.

Atrai o público certo

Uma das vantagens claras dessa estratégia é a capacidade de atrair o público certo para mais perto da empresa. Isso pode significar uma diminuição no “público total alcançado”, mas nem de longe esse é um problema. Imagine que você tenha uma empresa no setor automotivo. Faz sentido você atrair aqueles que estão interessados em produtos para pet?

Ao produzir conteúdo relevante para o seu público, você passa a atraí-lo para mais perto de você. Os seus clientes vão começar a orbitar ao seu redor e isso pode gerar muitos outros benefícios para a sua marca ou empresa (como veremos a seguir).

Aumento nas vendas

Com o público mais perto de você, é natural que mais pessoas passem a comprar seus produtos e serviços. E isso acontece mesmo com a não tão certa diminuição do público alcançado. Às vezes, uma estratégia de marketing de conteúdo pode fazer o público aumentar, o que aumentaria ainda mais as vendas do negócio.

Gera autoridade e agrega valor

À medida que a empresa se concentra em produzir conteúdo digital sobre determinado assunto, ela começa a se especializar na internet a respeito daquele tema. Com o tempo, as pessoas começarão a enxergar a marca como uma autoridade naquele assunto e, sempre que precisarem de algo relacionado àquele nicho, vão se lembrar (e quem sabe até procurar) a empresa para sanar suas dúvidas.

Produzir conteúdo digital sobre o tema também agrega valor na medida em que novas ferramentas começam a ficar disponíveis para os clientes. A construção de materiais ricos (e-books, infográficos, webinários etc.) é uma ótima forma de atrair e fidelizar clientes, além de aumentar o relacionamento e ajudá-los a avançar para a próxima etapa do funil de vendas.

Outros benefícios do marketing de conteúdo

  • Gera brand awareness (reconhecimento da marca ou produto)
  • Reduz o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
  • Aumenta o lifetime-value (o quanto os clientes gastam com você)
  • Impulsiona o engajamento com a marca
  • Educa o mercado e os clientes sobre o nicho

As métricas de uma estratégia de conteúdo

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Não adianta colocar em prática uma estratégia de marketing de conteúdo e não saber se ela está dando certo. Para convencer os líderes de que adotar essa abordagem pode dar certo, é preciso saber mensurar os resultados dessa implementação.

É para isso que servem as métricas de uma estratégia de conteúdo. Com base nelas, é possível dizer se a abordagem está funcionando ou não, e quão eficiente ela tem sido depois de colocada em prática.

Esse é um assunto extremamente amplo e que possui diversas ramificações diferentes. Se o seu conteúdo possuir um formato específico, por exemplo, as métricas podem ser únicas para aquele modelo. Contudo, é possível alinhar alguns aspectos que ajudam a determinar se a estratégia de conteúdo está funcionando ou não.

  • ROI: o retorno sobre o investimento, a métrica mais amada pelos líderes e gestores, mede a eficiência da estratégia de marketing
  • Engajamento do público: a quantidade de comentários, seguidores, curtidas e interações é outra medida interessante para saber se a estratégia está dando certa
  • Número de vendas: se por um lado o ROI aumenta, isso significa que o número de vendas também está aumentando, o que certamente abriria um sorriso no rosto do chefe
  • Satisfação do cliente: métrica bastante tradicional, mas que também pode ser um bom indicativo de que a estratégia está dando certo

Muitas outras métricas poderiam ser listadas aqui. Contudo, como foi explicado, elas podem variar bastante dependendo do formato de conteúdo usado na estratégia de marketing. Um blog, por exemplo, pode ter como métrica a quantidade de visitantes, ao passo que um canal no YouTube vai avaliar a quantidade de inscritos.

Portanto, entenda o conceito por trás de cada métrica para entender se elas realmente indicam a eficiência e efetividade da sua estratégia.

Afinal, por que investir em marketing de conteúdo?

Pode ser que você (ou o seu chefe) ainda não esteja convencido a respeito da importância de se investir em marketing de conteúdo como uma estratégia central da empresa. Se esse é o seu caso, aí vai o argumento final que definitivamente vai ajudá-lo: o marketing de conteúdo funciona.

Entre tantas estratégias e ideias mirabolantes que alguns podem ter, nada melhor do que buscar algo que comprovadamente vai gerar resultados. Esse é o caso do investimento em marketing de conteúdo. Diversos cases de sucesso mostram que essa abordagem dá bons resultados – no curto, médio e no longo prazo.

Portanto, o principal argumento de convencimento em favor de uma estratégia de marketing de conteúdo é a sua efetividade. A abordagem funciona e ela também é eficiente ao alcançar os resultados pretendidos às vezes de forma rápida e muitas vezes acima das expectativas esperadas.