Estratégias de branded content se restringem apenas ao digital?7 min read

Estratégias de branded content se restringem apenas ao digital?7 min read

Entenda como as estratégias digitais de branded content também podem funcionar no offline e quais são os formatos derivados para um bom conteúdo de marca que vai impulsionar a sua empresa

Estratégias de branded content se restringem apenas ao digital?7 min read
Redação NZN 26/02/2020 às 10:00 7 mins. de leitura

Uma empresa que trabalha com conteúdo sabe a importância de possuir estratégias digitais para alavancar o seu negócio. Mas será que elas precisam ficar limitadas ao mundo virtual?

Sem essas estratégias, é difícil desenvolver e avaliar aspectos como o engajamento, o brand awarness, o retorno sobre o investimento e até mesmo detalhes básicos, como o custo e a receita das vendas, além de muitos outros detalhes. Por isso, é muito importante ter em mente que as ações de branded content precisam estar associadas a boas estratégias digitais. Entretanto, muitos sabem fazer isso no mundo virtual, mas quebram a cabeça quando precisam ir para o offline. Você se encaixa nessa categoria?

Seja qual for a sua situação, é sempre bom aprender mais a respeito de como o marketing digital pode se desenvolver em diversas situações. Mesmo que a sua empresa e as estratégias adotadas por ela não estejam focadas no offline, entender se as estratégias de branded content se restringem apenas ao digital certamente pode ajudar a entender melhor as métricas e os resultados do mundo online.

Neste artigo, esse será o nosso objetivo: compreender se as estratégias de branded content devem ficar restritas ao mundo digital. Mas antes, vamos entender os conceitos básicos relacionados a esse tema.

O que é branded content?

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Nos primeiros parágrafos, usamos diversas vezes a expressão “branded content” para fazer referência a um tipo de conteúdo específico. Mas será que você entende que tipo de conteúdo é esse?

Antes de nos aprofundarmos no assunto proposto, vale a pena entender o que significa a expressão “branded content” e conhecer outras estratégias derivadas dela. Dessa forma, você estará mais capacitado para compreender o tema proposto por este artigo.

Mas afinal, o que é branded content? Se tomarmos como base a tradução ao pé da letra, do inglês para o português, essa expressão poderia ser entendida como conteúdo de marca.

Ou seja: trabalhar o branded content seria investir na criação de conteúdo que esteja diretamente relacionado ao universo e aspectos de uma determinada marca. Essa é uma estratégia completamente diferente de investir em anúncios e propagandas, aspectos que às vezes podem ser completamente ignorados pelos consumidores.

Ao apostar nessa estratégia, a marca pode mudar a maneira com a qual o público se relaciona com ela. Em vez de associá-la aos comerciais e propagandas, a marca pode começar a ser percebida como informativa, divertida ou qualquer outro aspecto que se queira reforçar. Para o consumidor, isso tem muito mais valor e, na prática, pode funcionar muito melhor.

Estratégias derivadas do branded content

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Em se tratando de formato, o branded content pode permear diversas mídias diferentes. Os tipos de conteúdo que os consumidores mais gostam de consumir e que podem estar relacionados à marca são:

  • Blogs: página na internet em que conteúdos em texto, vídeo, áudio ou imagem são compartilhados e agregados, servindo como uma espécie de hub para os diversos formatos adotados pela marca
  • Artigos: conteúdo no formato de texto que serve para explicar algum aspecto associado à marca ou para contar uma história envolvente ao consumidor
  • Infográficos: conteúdo com forte apelo visual e que precisa estar muito bem diagramado para ser atraente, podendo ter as mesmas funções de um artigo de explicar algo ou contar uma história
  • Vídeos: um dos formatos dominantes atualmente por conta da facilidade de consumo e que consiste na produção de conteúdo em vídeo para falar da marca ou contar histórias associadas a ela
  • Podcasts: método em franca ascensão e que deriva dos programas de rádio em que se discute, no formato de uma conversa, diversos aspectos relacionados a marca
  • Livros e ebooks: formato em que o conteúdo é encapsulado em um livro (físico ou digital) e distribuído por meio de editoras ou como isca para atrair novos clientes/consumidores
  • Newsletters: formato de conteúdo recorrente (diário, semanal ou mensal) que geralmente possui o propósito de atualizar os seguidores com as novidades relacionadas a marca ou o meio em que ela atua

É importante destacar que essas estratégias de branded content possuem aspectos específicos e que devem ser observados na hora da aplicação. Uma marca pode tirar grande proveito do formato de artigos e infográficos, mas pode não se sair muito bem com vídeos e podcasts. Também é importante lembrar que o custo e a dificuldade para produzir cada formato pode variar bastante.

Branded content: online ou offline?

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Até o momento, tratamos do branded content como sendo uma estratégia puramente digital. Os formatos listados acima geralmente são empregados na internet e possuem muito efetividade na grande rede. Porém, será que os conteúdos de marca precisam ficar limitados ao online?

É claro que não!

Um dos primeiros indícios de conteúdo de marca surgiu no século 19, quando a internet ainda não era uma realidade. A revista “The Furrow”, da líder mundial na fabricação de equipamentos agrícolas John Deere, iniciou sua publicação em 1895 dando dicas sobre agricultura. A revista está em circulação até hoje e é um ótimo exemplo de estratégia offline muito bem aplicada e com resultados.

Portanto, engana-se quem pensa que o branded content deve ficar limitado ao mundo digital. Ele pode (e às vezes deve) partir para o offline, atraindo aqueles consumidores que talvez não teriam sido alcançados por meio de estratégias digitais veiculadas pela internet.

Para ilustrar essa verdade, nada melhor do que um bom exemplo.

A Adobe é uma empresa tradicionalmente conhecida por causa dos programas de computador que desenvolve. O foco são produtos de software de multimídia e de criatividade, algo que está diretamente ligado ao mundo virtual. Mas isso não impediu a empresa de fazer uma incursão no offline.

Na época do lançamento da suíte Adobe CS3, a empresa fez uma ação interessante. Por meio de um mural interativo, destacava-se a criatividade à medida que os pedestres passavam em frente ao mural e novos elementos, cada vez mais complexos, iam surgindo na grande tela. Para colocar a ação em prática, foi necessária a utilização de sofisticados equipamentos de hardware e gravação (pelo menos para a época) para traduzir o movimento em animação.

E esse é apenas um exemplo entre muitos que comprovam que o branded content não precisa e não deve ficar limitado ao mundo digital.

O que a marca ganha ao adotar uma estratégia de branded content?

Esse é um questionamento comum. E, de certa forma, válido. Afinal, qual é a vantagem para uma marca em produzir conteúdo e sem oferecer (ao menos diretamente) seus produtos e serviços para os clientes?

Entre diversos benefícios de uma estratégia de branded content, vamos nos concentrar naquele que talvez seja o mais buscado pelas marcas: o brand awareness.

O brand awareness, que pode ser traduzido como consciência de marca, é uma métrica importantíssima para as empresas. Ela mede o quanto e como uma marca é reconhecida e percebida pelos consumidores. Ao trabalhar esse aspecto, o objetivo é ganhar notoriedade, tornar-se bem lembrada pelo público e se diferenciar dos concorrentes do mercado.

Os benefícios dessa estratégia nem sempre são tão perceptíveis assim, mas pode-se notar vantagens em áreas como:

  • Vendas, com o aumento no número de interessados e negociações fechadas
  • Marketing, com campanhas que se tornam mais efetivas e eficientes
  • Relacionamento, com clientes mais conscientes e interessados na marca

Portanto, usar estratégias digitais de branded content definitivamente é uma boa tática para qualquer empresa que queira alavancar o seu negócio. O brand awareness é somente um dos benefícios, sendo que muitos outros podem ser colhidos direta ou indiretamente com a implementação dessas estratégias, tanto no online como no offline.